Por que planejar uma reforma?

O planejamento é a etapa mais importante de uma obra ou reforma. É através dele que você poderá ter uma estimativa do quanto irá gastar em cada etapa, quanto tempo sua casa ficará em obra, se você conseguirá bons descontos ou não e qual será o resultado final.

Além dos materiais, também é fundamental pesquisar bem a mão-de-obra responsável pela sua obra, já que esse custo pode representar até 40% do valor total da reforma. Para te ajudar a encontrar os profissionais ideais para prestar esse tipo de serviço para sua obra, selecionamos alguns tópicos na barra de menu lateral do site.

Referências

Em primeiro lugar é necessário verificar se esse profissional já possui alguma avaliação no bougue, depois disso recomendamos que você verifique se há reclamações desses profissionais em sites como o Reclame Aqui.

É importante perguntar sobre as referências e outros trabalhos já realizados pelo profissional. Essa referência pode ser a melhor forma de saber se aquele profissional exerce um trabalho de qualidade, dentro do prazo e por um bom preço.

Exija um contrato de serviço

É muito comum algumas pessoas contratarem uma empresa/profissional sem um simples contrato que garante as responsabilidades de cada parte. O que ocorre muitas vezes é o acordo ficar somente na palavra, e isso pode causar um enorme problema e até perda financeira de alguma das partes. Um contrato, por mais simples que seja, garante o acordo feito entre ambas partes.

  • Dicas do que colocar no contrato:

    • Todos os serviço a serem realizados

    • Valores

    • Forma de pagamento

    • Prazos

    • Responsável pela compra do material

Prazos

Antes de fechar o contrato, saiba se aquele orçamento que o prestador de serviço te passou tem prazo e qual a data de validade. Algumas pessoas não sabem, mas o orçamento de alguns profissionais têm validade definida, como 30 dias, por exemplo. Isso varia de acordo com o profissional e a época do ano, por isso, não deixe de perguntar se aquele mesmo preço será válido quando você iniciar sua obra.

Outra pergunta essencial é quanto aos prazos da obra. Qual a estimativa de tempo de trabalho para aquela obra? E como será a negociação caso o serviço atrase e atrapalhe o andamento da reforma? Procure esse tipo de informação na hora de estipular datas.

Formas de pagamento

As formas de pagamento de prestadores de serviço variam muito e costumam ser definidas caso a caso. Por isso, antes de fechar o contrato, pergunte sobre as opções e veja qual é mais interessante para você.

O ideal, segundo especialistas, é combinar o acerto de acordo com o andamento da obra, preferencialmente por etapa, e não por dia trabalhado. Pagar à vista tem suas vantagens, como poder negociar o valor. Se você puder acertar tudo sem parcelar, a orientação é pagar uma parte (de 20 a 30%) no início da obra e quitar o salto na entrega da obra.

Especifique serviços e materiais

Uma surpresa comum é contratar um profissional achando que ele poderá cobrir mais serviços do que realmente irá. Para evitar essa armadilha, pergunte ao profissional exatamente quais os serviços que ele está apto a realizar.

Para algumas etapas da obra é preciso contratar alguém especializado e isso tudo deverá constar no orçamento. Instalar um piso de porcelanato, por exemplo, costuma ser 20% mais caro do que instalar um de cerâmica.

Perguntas frequentes

1. Posso escolher o profissional para contratar?

No bougue você tem a liberadade para interagir com quantos profissionais quiser e escolher o melhor para o seu serviço.

2. Os profissionais são confiáveis?

Os profissionais do bougue passam por um processo de curadoria, atualizam seus perfis, e além disso como qualquer profissional, têm suas famílias e trabalham diariamente para ajudar a construir o sonho de milhões de brasileiros.

3. Os profissionais tem seus dados pessoais cadastrados no bougue?

Os profissionais cadastrados inserem em seus perfis a documentação oficial exigida pela legislação federal, estadual e municipal para se cadastrarem no bougue. Somente assim eles tem seu cadastro válido, porém os profissionais são os exclusivos responsáveis pela veracidade dos documentos assim como por mantê-los atualizados.

4. Como cancelo a minha conta?

Entre em contato com o bougue através do e-mail: atendimento@bougue.com.br, explique o motivo da exclusão e nos forneça o seu e-mail cadastrado. Dentro de até 48 horas sua conta será cancelada.

5. Onde o bougue atende?

O bougue por enquanto atende na Grande São Paulo, e em suas cidades adjacentes. O serviço no Rio de Janeiro também já está começando. As demais capitais ainda estão em fase de expansão.

6. O sistema não me enviou nenhum profissional. O que fazer?

Se o sistema não enviou nenhum profissional para realizar o seu orçamento, não fique triste. Entre em contato com o bougue. Ou o pedido não foi processado, ou a sua região fica fora da região onde o bougue atende. Estamos em expansão e em breve estaremos em todas as regiões do Brasil.

7. Meu serviço não foi finalizado. E agora?

O solicitante do orçamento é responsável pela contratação do serviço, por isso é importante contratar um profissional ou empresa cadastrado no site realizando um contrato que defini as regras para serviço contratado. Caso ocorra algum problema nossa equipe de atendimento entrará em contato com o profissional ou empresa para tentar resolver qualquer eventualidade.

É profissional de serviço?

Anuncie agora

Cadastre-se agora para anunciar seus serviços e receba pedidos de orçamento ilimitados e gratuitos.